Trabalhos realizados ao longo do ano de 2021 no âmbito da Assistência Social

quarta-feira - 29 de dezembro de 2021

Ao longo do ano de 2021 a Coordenadoria Municipal de Assistência Social garantiu proteção social aos cidadãos, ofereceu apoio aos munícipes e à comunidade no enfrentamento de suas vulnerabilidades com ações sociais como entrega de kits de alimentos, campanhas de conscientização e prevenção, tais como: “Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil”, “Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, “Prevenir um Ato de Amor – Combate e prevenção ao uso de drogas”, “Combate da Violência Contra a Mulher”, “Prevenção ao Suicídio”, “Prevenção do Câncer de Mama” e “Prevenção do Câncer de Próstata”, implantando novamente programas e benefícios sociais como Bolsa Trabalho, Ação Jovem e Renda Cidadã.

Na Coordenadoria Municipal de Assistência Social é oferecido gratuitamente à população atendimento jurídico para auxílio e orientações. Proteção Social Básica e Especial com atendimento e acompanhamento de psicóloga e assistente social, visando prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições; e o fortalecimento de vínculos familiares e sociais juntamente com a Casa Lar, que acolhe crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência e violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. E ainda, operador qualificado para o Cadastro Único e Programas Sociais, instrumentos estes que visam a coleta de dados no intuito de identificar famílias de baixa renda existentes no município para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.

Em setembro foi inaugurado o CRAS II – Belarmino Ferreira, localizado no Bairro Nova Macaúbas, muito almejado pela gestão atual devido à grande demanda do bairro e pela dificuldade de acesso dos seus moradores devido a localização. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e CRAS II) têm como objetivo acompanhar as famílias referenciadas e realizar os encaminhamentos necessários, oferecer suporte, auxílio nutricional com entrega de cestas básicas e o município é beneficiado com o programa do Governo Estadual de distribuição de leite gratuito “Vivaleite”, além do programa “Leite do Idoso” de âmbito municipal. Realiza visita domiciliares, oferta de cursos gratuitos e grupos PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) e SCFV (Serviço e Convivência e Fortalecimento de Vínculos). Sediaram no decorrer deste ano, em parceria com o SENAR, os cursos de Pedreiro, Esqueletização de Folhas e Plantas, Sangria de Seringueira, Jovem Produtor, Bordados, Mel na Gastronomia, Artesanato em Madeira Maciça.

Os grupos de SCFV e PAIF têm como propósito fortalecer as relações familiares e sociais, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Os grupos são divididos e formados por mulheres, crianças, adolescentes e idosos, sendo as atividades deste realizadas no CCI (Centro de Convivência do Idoso), espaço que oferece diversas atividades que contribuem para a qualidade de vida na terceira idade, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio social; e na prevenção de situações de risco social para as pessoas acima de 60 anos.

Para 2022, o município implantará um projeto para crianças e adolescentes de 06 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, em contra turno escolar. O projeto é uma parceria com a empresa Fiorilli Software e a Prefeitura Municipal de Mirassolândia que contará com os grupos de Serviço e Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de oficinas socioeducativas de música, dança, informática, artes cênicas, atividades esportivas e oficinas pedagógicas.

GATS