Mirassolândia presente na audiência pública sobre “criação da região metropolitana de São José do Rio Preto”

terça-feira - 2 de março de 2021

Foto Mirassolândia presente na audiência pública sobre “criação da região metropolitana de São José do Rio Preto”

A prefeita de Mirassolândia, Célia Fiamenghi, participou, na manhã deste sábado (27/02), da Audiência Pública que debateu a proposta da criação da Região Metropolitana (RM) de São José do Rio Preto.

A nova RM será composta por 35 municípios, a princípio, que tem população estimada em 845.225 habitantes, sendo 1,89% da população total do estado, que hoje é de 44,6 milhões. Juntos geram PIB – Produto Interno Bruto de R$ 28,4 bilhões.

A criação da RM fortalecerá os municípios envolvidos no âmbito do desenvolvimento macro e micro econômico, elevará o crescimento em todos os segmentos, como saúde, meio ambiente entre outros. Terá acesso ao fundo de Desenvolvimento Regional. Facilitará o desenvolvimento de projetos regionais em benefício dos municípios.
A proposta da criação da RM deverá ser protocolada, por decisão do governador João Dória, na Assembleia Legislativa no mês de agosto, após o governo conseguir terminar a reorganização administrativa de todo o estado e aglomerações urbanas.

O evento foi realizado em São José do Rio Preto, no Plenário da Câmara Municipal.Participaram presencialmente do evento o vice-governador, Rodrigo Garcia; o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo Marco Vinholi; os deputados federais, Geninho Zuliani e Luiz Carlos Motta; dos deputados estaduais Carlão Pignatari e Itamar Borges; o presidente da Associação dos Municípios Paulista, Fred Guidoni; os prefeitos e/ou autoridades dos 35 municípios que à princípio compõem a RM e representantes da Sociedade Civil.
As 35 cidades que devem compor a nova RM são: Adolfo, Bady Bassit, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, S. J. do Rio Preto, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.

A população dos 35 municípios que integrarão a nova Região Metropolitana do estado poderá apresentar suas sugestões através do email audinciapublica@sdr.sp.gov.br, até 7 de março de 2021.
Em razão da pandemia da COVID-19 e das medidas de contenção para evitar sua disseminação, a audiência teve um número limitado de lugares para a participação presencial.

GATS