Mirassolândia celebra termo de cooperação para gestão de lixo eletrônico

terça-feira - 3 de agosto de 2021

Foto Mirassolândia celebra termo de cooperação para gestão de lixo eletrônico

No início da tarde desta segunda-feira (02/08) foi assinado um termo de cooperação entre os municípios de São José do Rio Preto, Nova Aliança e Mirassolândia com a COOPERLAGOS. A execução da ação intermunicipal proposta neste termo de Cooperação é voltada para a Gestão de Resíduos Sólidos em especial os resíduos eletroeletrônicos e seus componentes domésticos. Considerando a Lei Federal nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dá destinação correta a este tipo específico de resíduo.

A assinatura do termo aconteceu na presença de Leila Nasser Lopes, Assistente Social e Coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de São José do Rio Preto, do vice-prefeito Aldo Docusse, da prefeita Célia Fiamenghi e da coordenadora municipal do Meio Ambiente de Mirassolândia, Cristiane Silva.

“No Brasil, é altíssima a percentagem dos materiais eletrônicos que são descartados no lixo comum, isso significa que podemos encontrar fones de ouvido, calculadoras, micro-ondas, celulares, geladeiras, monitores e acessórios de computador (além de mais um monte de ‘coisas’ eletrônicas) nos caminhões de coleta lixo e nos aterros sanitários, e em lugares considerados inadequados. Além de não sofrer decomposição natural no ambiente como acontecem com os resíduos orgânicos, os resíduos eletrônicos descartados de maneira inadequada podem contaminar o solo e lençóis freáticos, pois possuem em sua composição metais pesados como o Chumbo. Este tipo de resíduo mesmo quando se torna inservível deve ser encaminhado para reciclagem, este termo nos dá a oportunidade da destinação correta deste tipo de resíduo”, explicou a coordenadora Cristiane.

GATS