Brasão


Brasão

O Brasão de Armas de Mirassolândia, foi criado pela Lei nº. 33, de 07 de Dezembro de 1.962, sendo assim constituído:

“Armas de Mirassolândia”

Memorial Descritivo: Escudo estilizado, cortado, e de ponta partida, tendo em cima uma coroa mural, privativa das municipalidades. Observa-se a descrição nas partes que traz o sol heráltico de ouro, no campo chefe; o campo de goles da direita do desenho, traz roda dentada de ouro e a última parte traz cabeça de Mercúrio de perfil e de sua cor, com capacete alado de prata. Como suportes, ramo de café e hastes de arroz, todos estilizados e frutados e de sua cor. No listel, em campo de prata e palavras de blau (cor azul) , inscreve-se a divisa “Pátria Laboro Liberaliter” – “Trabalho nobremente pela pátria”.

Literatura do escudo.

O campo de blau, diz da serenidade e nobreza em que privem as habitantes de Mirassolândia, enquanto que o sol heráltico, representa o próprio Município e é sua arma falante “ Terra onde o sol se mira ”. Daí! Mirassolândia.

O esmalte vermelho que traz a roda dentada, peça principal nas engrenagens diz das lutas constantes que o Município enfrenta para vencer na indústria, o que tem conseguido com perseverança e dedicação o que aumentará a expressão de suas vistorias. O campo verde da última parte, forma como que um complemento do escudo, pois o azul do chefe, o vermelho da ponta direita e o verde da última parte, simbolizam a serenidade, a intrepidez e a esperança se iluminam. A cabeça do Mercúrio, figura mitológica representa o comercio. Lembra que Mirassolândia tem um nascente comércio, pois é da cabeça que surgem as idéias e estas se transformam em ações. Assim , Mirassolândia, com suas nascentes indústrias e comércio inteligentemente dirigidos, com a agricultura bem orientada, tendo por finalidade o bem estar de seus munícipes “Trabalha nobremente pela pátria”, pois seus homens, em trabalhando com nobreza e dedicação por seu Município, elevam suas próprias condições de vida a que reflete na harmonia nacional.

Os suportes são duas principais culturas agrícolas do Município na época, o café e o arroz.

Fonte : Adelson Barbosa / Ana Paula Redígolo.
Prefeitura Municipal de Mirassolândia 17/07/2006.