NOTÍCIAS   |   CONHEÇA MIRASSOLÂNDIA   |   GALERIA DE FOTOS   |   TELEFONES ÚTEIS   |  FALE CONOSCO  |   WEB MAIL
 
 
 
 
 

Notícias / Associação Assis. Comunitária

A- | A | A+  

Assistência Social de Mirassolândia Reformula Trabalho com Crianças e Jovens.
Mirassolândia - quinta-feira, 12 de maio de 2016

Considerando-se as marcas fundamentais do nosso tempo, dois grupos passaram a se constituir, neste ano, em alvos preferenciais do trabalho social em Mirassolândia: os segmentos “criança” e “adolescente/jovem”.

De acordo com o responsável pelo setor de assistência social no Município de Mirassolândia, Fábio Fernando Lima, as ações partem do princípio de que o mundo apresenta hoje inúmeras situações desafiadoras, exigindo novas competências e habilidades, ao mesmo tempo em que expõe as nossas crianças e os nossos jovens a situações de risco. Trata-se de um conjunto de intervenções sociais planejadas que cria situações inéditas e provocadoras, estimula e orienta as crianças e os jovens na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares, prevenindo situações de risco, reforçando a defesa e afirmação de seus direitos e proporcionando pleno desenvolvimento de suas capacidades.

O recém-criado “Ação Jovem – Mercado de trabalho” procura aliar o debate acerca de um conjunto de eixos trabalhados permanentemente – a saber, “Educação, Cidadania e Meio-ambiente”, “Pluralidade Cultural” e “Saúde” – às noções de “Trabalho e Empreendedorismo”, mediante a oferta de uma primeira qualificação para o mundo do trabalho focada nas exigências contemporâneas do mercado, incluindo desde noções tão fundamentais como o conjunto de comportamentos esperados em uma entrevista de emprego, por exemplo, até um acesso físico à empresas e contato com a ampla gama a de programas de formação profissional desenvolvidos pelo SENAI. A nova proposta pretende oferecer aos nossos jovens, em especial os que mais necessitam, um espaço de reflexão e ação, de fortalecimento dos seus projetos de futuro, para que seus projetos de hoje possam se constituir, num não tão distante amanhã, em muito mais do que sonhos...

O “Novo Projeto Vida” é fruto da constatação de que há uma demanda significativa que vem do segmento de crianças de seis a onze anos, que enquanto os pais trabalham e não estão na escola necessitam de um espaço permanente de formação, convivência e atenção.

O Projeto procura se apresentar como um complemento à atividade escolar, um espaço privilegiado onde as crianças recebem formação permanente para o acesso aos mundos da cultura e da informação, oferecidos mediante cursos de artes, leitura e música, artesanato, dança e informática, além do desenvolvimento das habilidades esportivas e fortalecimento das noções de saúde e importância dos cuidados com o corpo, tendo em vista criar uma base sólida de prevenção a futuros males, trabalhados ostensivamente nas oficinas de Educação Física e Noções de Cuidados e Prevenção.

A respeito da reformulação dos programas, disse o Senhor Fábio Lima: “agora a obra está mais completa. Temos ações para todos os grupos prioritários. Espero que as mudanças que implementamos no Ação Jovem e no Projeto Vida tenham muito sucesso. Que sejam do agrado dos pais e dos seus filhos. E, acima de tudo: que tenhamos a oportunidade de colher os ótimos frutos que hoje, ao plantar a semente, esperamos”.

Veja mais fotos

GATS.
 
Voltar          Imprimir

 
 
Nota Fiscal Eletrônica Decreto da NFS-e


Copyright © Prefeitura Municipal de Mirassolândia - Todos os direitos reservados.

Rua Antonio Batista Rodrigues, 364 - Centro - Mirassolândia - São Paulo - CEP 15145-000
Telefone (17) 3263-1307 | E-mail: prefeitura@mirassolandia.sp.gov.br