NOTÍCIAS   |   CONHEÇA MIRASSOLÂNDIA   |   GALERIA DE FOTOS   |   TELEFONES ÚTEIS   |  FALE CONOSCO  |   WEB MAIL
 
 
 
 
 

Notícias / Utilidade Pública

A- | A | A+  

“Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”
Mirassolândia - quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Paulo Barreto: sete dias de saudades.

“O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar e de correr o risco para viver os seus sonhos pessoais e coletivos”. De Paulo Barreto fica um legado principal para a história de Mirassolândia, muito além de suas obras e de tudo o que deixou aqui e em Macaúbas: Paulo Barreto foi o político e o homem da compaixão. Depois dele, nunca mais a história da nossa cidade seria como antes. Esse espírito pode ser traduzido, ao meu ver, pelos versos de Carlos Drummond de Andrade, sintetizando exatamente aquilo que particularizou o Paulo em sua passagem dentre nós: “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”.

Por onde for, para sempre, levarei dele o exemplo de humildade. A lição de que, para alcançar o bem coletivo, temos de deixar de lado as nossas vaidades pessoais. De que o bem coletivo não sobrevive de mágoa.

Recordo-me da visita que fizemos a ele na semana retrasada, eu e minha mãe, em que se percebia claramente, apesar de todo o transtorno causado pela doença, um interesse profundo, profundo mesmo por Mirassolândia e uma compreensão imensa acerca de todas as circunstâncias que nos envolvem nos dias de hoje. Referi-me à primavera que estava havendo naquele momento, à ternura que tomou conta da nossa cidade e o interesse de muitos dentre nós em ajudá-lo, e jamais me esquecerei da sua humildade, dizendo que nunca esperou uma comoção daquele tipo. Parecia de fato não saber que foi um dos homens mais amados que Mirassolândia já teve...

À Silvana, Ana Paula, Ana Carolina, Dona Antonia e Antônio Augusto deixamos registrados os nossos agradecimentos mais sinceros pelo carinho e generosidade que tiveram conosco ao longo desses últimos meses tão difíceis. Por nos ter mantido em contato permanente com o Paulo e permitir que permanecêssemos com ele até os seus últimos dias. Vocês foram incríveis, incansáveis... Agora, podem acreditar que contam com o apoio da nossa comunidade para superar os momentos de aflição, e com o apoio deste amigo que, embora tenha chegado tão tarde, ficará para sempre.

É isso que fica. A lembrança do seu sorriso franco e leal. Os sonhos comuns. E uma amizade para toda vida. Siga em paz Paulo, que nós vamos cuidar do seu jardim. Que nós vamos zelar pela sua história, que nós vamos mover a terra, o céu e o mar para que o seu exemplo jamais seja esquecido.

 

Mirassolândia, 5 de novembro de 2015

Fábio Fernando Lima
 
Voltar          Imprimir

 
 
Nota Fiscal Eletrônica Decreto da NFS-e


Copyright © Prefeitura Municipal de Mirassolândia - Todos os direitos reservados.

Rua Antonio Batista Rodrigues, 364 - Centro - Mirassolândia - São Paulo - CEP 15145-000
Telefone (17) 3263-1307 | E-mail: prefeitura@mirassolandia.sp.gov.br