NOTÍCIAS   |   CONHEÇA MIRASSOLÂNDIA   |   GALERIA DE FOTOS   |   TELEFONES ÚTEIS   |  FALE CONOSCO  |   WEB MAIL
 
 
 
 
 

Notícias / Meio Ambiente

A- | A | A+  

Aterro Municipal Recebe Melhorias
Mirassolândia - quinta-feira, 16 de abril de 2015

Buscando manter a qualidade dos serviços prestados e a proteção do meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Mirassolândia, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente e do Serviços Gerais “barracão”, realizou reparos e adequações junto ao Aterro Municipal.

Devido a constantes invasões realizadas por pessoas desconhecidas junto a área do aterro para o descarte irregular de materiais indevidos e não autorizados, o “barracão”, sob a coordenação deFlorival Batista de Paula realizou a reforma de toda a cerca frontal da areado aterro, com instalação de tela protetora e placas informativas, pintura dos mourões e plantio de sansão do campo de modo a formar cercar viva, com o objetivo de impedir o acesso de pessoas não autorizadas na área interna do aterro.

O Aterro Controlado operado em Mirassolândia atende todas as exigências ambientais da Cetesb, uma vez que todos os resíduos coletados pelo sistema de coleta porta a porta são diariamente descarregados na vala aberta como frente de trabalho, sendo compactado e recoberto com camada de terra, de modo a evitar exposição desses resíduos e a atração deanimais.

Além da operação diária do aterro municipal, cabe citar que em pesquisa realizada junto a população sobre os serviços de limpeza urbana, dois terços da população disseram estar satisfeitos com os serviços de coleta porta a porta realizadas pelos coletores de nossa cidade, os quais prestam serviço essencial a qualidade de vida de toda a população.

Diante da legislação vigente é estritamente proibido jogar resíduos hospitalares como seringas, agulhas, remédios vencidos, dentre outros, animais mortos, resíduos industriais, entulho, galhos, dentre outros tipos. Em aterro deste tipo é somente permitido receber resíduos com características semelhantes a dos resíduos gerados nas residências, o que denominado de resíduos domiciliares.

Mirassolândia se preocupa não somente com a prestação de serviços de qualidade, mas também com a proteção e respeito aomeio ambiente.

Lixão:
A forma mais usada para tratar o lixo é justamente a pior: o Lixão. Os lixões funcionam à céu aberto, com isso atraem urubus, ratos, baratas que podem transmitir doenças, outra consequência é quando há vento e o lixo é levado junto com ele para outros lugares. Mas sem dúvida, o

principal problema é o chorume(líquido que escorre do lixo), que contamina o solo e os lençóis freáticos.

Aterro controlado:
Não é a melhor solução, mas ainda é melhor que o lixão. O aterro controlado é caracterizado por ser um lixão coberto, assim, não há mau cheiro, proliferação de animais e também o impacto visual. Mas ainda contamina o solo e os lençóis freáticos com o chorume.

Aterro sanitário:
O aterro sanitário nada mais é do que o destino mais apropriado para o lixo urbano. Trata-se de um aterro impermeável, ou seja, não contamina os lençóis freáticos e o solo. Há também um sistema de captação do chorume para uma destinação adequada.

Veja mais fotos

Por Simone Sangaleti – coordenadora municipal de meio ambiente | Fotos Ana Letícia Nardo.
 
Voltar          Imprimir

 
 
Nota Fiscal Eletrônica Decreto da NFS-e


Copyright © Prefeitura Municipal de Mirassolândia - Todos os direitos reservados.

Rua Antonio Batista Rodrigues, 364 - Centro - Mirassolândia - São Paulo - CEP 15145-000
Telefone (17) 3263-1307 | E-mail: prefeitura@mirassolandia.sp.gov.br