NOTÍCIAS   |   CONHEÇA MIRASSOLÂNDIA   |   GALERIA DE FOTOS   |   TELEFONES ÚTEIS   |  FALE CONOSCO  |   WEB MAIL
 
 
 
 
 

Notícias / Centro de Referência de Assistência Social

A- | A | A+  

Fábio Lima presta contas de um ano e quatro meses de trabalho na Assistência Social.
Mirassolândia - quarta-feira, 14 de maio de 2014

No primeiro dia útil da administração atual, o serviço social do município retomou todos os programas sócio-assistenciais mantidos pela a Prefeitura de Mirassolândia no primeiro mandato da Prefeita Terezinha:

  • O programa municipal de garantia à alimentação básica, por meio do qual são distribuídas cestas básicas a famílias em situação de extrema pobreza;

  • O Programa de distribuição de medicamentos a esta população;

  • A distribuição de leite e suplemento alimentar às crianças de 0 a 6 meses, crianças especiais e idosos acamados;

  • A distribuição de fraldas descartáveis aos idosos acamados e aos deficientes físicos.

Ostensivamente, a Coordenadoria Municipal de Assistência Social manteve as visitas domiciliares e o forte acompanhamento das famílias que se encontram em situações vulneráveis, tais como a pobreza extrema, violência, droga e outras mazelas. Diversos encaminhamentos a especialistas ou à internação de portadores de doenças psiquiátricas ou dependência química foram realizados neste período, principalmente com a internação desses pacientes em clínica de tratamento.

A prevenção a estes problemas também esteve na mira do serviço social, seja nos grupos de mães, idosos, crianças e adolescentes que se desenvolveram pela Coordenadoria Municipal de Assistência Social ou pela Associação Assistencial e Comunitária de Mirassolândia bem como nas reuniões mensais de formação dos beneficiários dos programas Bolsa-Família e Renda Cidadã.

Mas foi no âmbito da emancipação, da criação de potencialidades para que as pessoas atinjam sua independência e alcancem seus direitos em plenitude que a Coordenadoria de Assistência avançou mais longe neste um ano e quatro meses. O conjunto de programas de qualificação e requalificação profissional já é o maior da história de Mirassolândia. Nesta área, foram oferecidos e criados diversos cursos profissionalizantes focados na rápida qualificação de mão de obra para as ofertas de trabalho mais comuns em Mirassolândia e na nossa região.

Além do tradicional curso de “Corte e Costura”, o Fundo Social de Solidariedade implantou, em 2013, a “Escola da Moda”, focada na formação de operadores de máquinas industriais de costura para o trabalho nas diversas confecções existentes em Mirassolândia e região ou mesmo para a nucleação de outros braços de oficinas de costura.

Outra espécie de formação, a “Inclusão Digital” instituiu, no CRAS, o curso de computação para adultos, objetivando tanto garantir aos alunos o acesso ao mundo da computação e internet quanto qualifica-los para o acesso a vagas mais especializadas no mercado de trabalho e, consequentemente, ao aumento de suas condições salariais.

Mas veio da parceria formalizada entre a Prefeitura de Mirassolândia/Fundo Social de Solidariedade e o Governo do Estado/Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação a maior novidade para o Município no campo da qualificação e requalificação profissional: a implantação, em Mirassolândia, do programa “Via Rápida Emprego”. Trata-se de cursos oferecidos pelo conceituadíssimo Centro Paula Souza. Em 2013, foi ofertado o curso “Assistente de Crédito e Cobrança”. Para 2014, já está acertada a oferta do curso “Atendente Administrativo”.

Os alunos recebem material didático, subsídios e, alguns, têm direito à bolsa-auxílio mensal. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Via Rápida

Ademais, a Coordenadoria Municipal de Assistência Social firmou novamente parceria com o SENAR e ofereceu, já em 2013, os cursos de Marchetaria e Pró-leite, este dedicado aos pequenos produtores rurais.

O Fundo Social de Solidariedade conduziu ainda os idosos aos jogos regionais do idoso (JORI). Assumiu, por fim, a organização de todos os eventos responsáveis pelo fortalecimento da dimensão comunitária no Município. Foi neste intuito que realizou a Festa do Dia da Cidade, o Natal Comunitário e o Carnaval de 2014.

Confira as fotos

GATS
 
Voltar          Imprimir

 
 
Nota Fiscal Eletrônica Decreto da NFS-e


Copyright © Prefeitura Municipal de Mirassolândia - Todos os direitos reservados.

Rua Antonio Batista Rodrigues, 364 - Centro - Mirassolândia - São Paulo - CEP 15145-000
Telefone (17) 3263-1307 | E-mail: prefeitura@mirassolandia.sp.gov.br