NOTÍCIAS   |   CONHEÇA MIRASSOLÂNDIA   |   GALERIA DE FOTOS   |   TELEFONES ÚTEIS   |  FALE CONOSCO  |   WEB MAIL
 
 
 
 
 

Notícias / Utilidade Pública

A- | A | A+  

História do Bairro Macaúbas
Mirassolândia - sexta-feira, 30 de novembro de 2012

 

Relato da Senhora Amélia Fogosa, uma das moradoras mais antigas do Bairro Nova Macaúbas à Zilda Ferreira, em 10 de Outubro de 2002.

Macaúbas é mais antiga que a cidade de São José do Rio Preto. A data exata é um mistério, mas há relatos que passam de geração para geração, os quais testemunham a existência do Bairro já no tempo do Império. No momento de sua fundação, Macaúbas era comarca de Monte Aprazível.

Nenhuma outra povoação era tão concorrida como a pequena Macaúbas, onde corriam pessoas de todos os lugares, tanto que o cemitério do Bairro recebia para sepultamento pessoas de todos os lugares, isto por ser um dos únicos da região .

No século passado, lá pela década de 20, houve uma grande migração de cidadãos baianos para o Bairro. Estes migrantes começaram a dar uma nova feição à comunidade, instalando entre os moradores uma espiritualidade fortemente marcada pelo catolicismo.

Este entusiasmo todo foi que impulsionou a construção sucessiva das capelas até a forma atual que vemos. A praça era um dos mais belos jardins da região, possuindo em uma de suas extremidades um belo coreto, hoje inexistente, mas que na época animava as concorridas quermesses. As primeiras famílias baianas que aqui chegaram eram as dos Senhores Augusto, Timóteo, Paulino, João Leopoldino, Belarmino, conhecido como seu Belo, Raul, Jerônimo  e da Senhora Nenzinha, entre outras.

Segundo a senhora Amélia, Mirassolândia era para ter sido fundada aqui, mas os grandes fazendeiros não quiseram, pois a vista do lugar onde se encontra a atual Mirassolândia era melhor.

Macaúbas chegou a ser sede da Paróquia, pois aqui se encontrava a Casa Paroquial, que aos domingos recebia os  Padres que vinham a cavalo de cidades como Monte Aprazível, São José do Rio Preto, Bálsamo e de Mirassolândia. Esta Casa atualmente é a residência do Senhor Zequinha.

O comércio do bairro atingiu seu auge nas décadas de 60, 70 e 80.

Atualmente, Macaúbas tem uma população de 850 habitantes, sendo que a maioria é descendente de baianos. Até recentemente havia um grande impasse sobre a posse da terra, todos moravam em seus imóveis, mas ninguém era dono, pois o terreno em que está o Bairro foi doado há muito tempo pelo senhor Simão da Silva Bastos, um rico fazendeiro oriundo de Portugal. Este fazendeiro doou o terreno à Nossa Senhora Aparecida e coube à Igreja Católica administrar o local.

No ano passado (2001), o novo Bispo Dom Orani João Tempesta, esteve aqui e assinou o documento que transmite a cada um a posse da terra, resolvendo, assim, o impasse.

 

 

Zilda Ferreira
 
Voltar          Imprimir

 
 
Nota Fiscal Eletrônica Decreto da NFS-e


Copyright © Prefeitura Municipal de Mirassolândia - Todos os direitos reservados.

Rua Antonio Batista Rodrigues, 364 - Centro - Mirassolândia - São Paulo - CEP 15145-000
Telefone (17) 3263-1307 | E-mail: prefeitura@mirassolandia.sp.gov.br