NOTÍCIAS   |   CONHEÇA MIRASSOLÂNDIA   |   GALERIA DE FOTOS   |   TELEFONES ÚTEIS   |  FALE CONOSCO  |   WEB MAIL
 
 
 
 
 

Notícias / EMEI Prefeito Paulo Roberto Gomes Barreto

A- | A | A+  

Visita da dentista à EMEI “Mônica e Cebolinha”
Mirassolândia - quinta-feira,5 de julho de 2012

Quantos adultos hoje têm medo de dentista? A falta de cuidado, de conhecimento e de acesso a esse profissional na infância, fez de muitos adultos atualmente, temerosos com a figura do dentista. Porém, hoje, não precisa ser assim. Primeiro, que muitos deles já estão preparados para lidar com as curiosidades e a imaginação dos pequenos. Segundo, que o acesso a eles está cada vez mais fácil, como é o caso dos alunos da Escola Infantil “Mônica e Cebolinha”, que recebem a visita da Dra. Alessandra uma vez por mês. As visitas da dentista à escola têm por objetivo a conscientização e o desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene, bem como a aproximação da figura do dentista à rotina da criança, diminuindo possíveis traumas e medos, como fazer uma boa escovação, passar flúor, propiciando um trabalho interativo com os alunos. Esse trabalho é uma continuidade e reforço à prática pedagógica, além da higiene rotineira após os horários de almoço e lanche. Após a visita da dentista, a direção da escola faz um relato aos pais com as recomendações necessárias, baseadas em sua observação, tais como: troca das escovas regularmente; supervisão dos pais em pelo menos uma escovação diária, especialmente a noturna; detecção de placas bacterianas nos dentes das crianças, com resíduos não tão atuais, evidenciando uma má escovação. Essa evidenciação das placas, a dentista faz numa atividade de coloração dos dentes, após a higiene. Esse é um momento em que as crianças se divertem bastante olhando no espelho suas bocas coloridas. A escola coloca a dentista à disposição dos pais para outras recomendações. Muitas famílias acabam levando seus filhos, quando necessário, à mesma profissional que faz esse trabalho com eles na escola. Como já perderam o medo, fica mais fácil convencer os pequenos a tratarem os dentinhos.

 Confira mais fotos

Você sabia?

É falsa a crença de que os dentes temporários não necessitam ser tratados porque serão substituídos. A saúde dos dentes permanentes é uma consequência direta da saúde dos dentes temporários. Dentes temporários estragados e não reparados podem causar sérios danos aos dentes permanentes. O cálcio é um dos principais elementos da constituição dos dentes, mas necessita ser aplicado na época oportuna, quando o dente está em formação. Além do cálcio, são importantes para a constituição de dentes fortes: fósforo, vitaminas, principalmente A, C e D. É mais desejável, porém, que esses elementos sejam fornecidos ao organismo por meio de alimentos.

 

Valéria Cristina Crovadore Bonizi - Professora Coordenadora Municipal de Educação Básica I da EMEI. “Mônica e Cebolinha”.
 
Voltar          Imprimir

 
 
Nota Fiscal Eletrônica Decreto da NFS-e


Copyright © Prefeitura Municipal de Mirassolândia - Todos os direitos reservados.

Rua Antonio Batista Rodrigues, 364 - Centro - Mirassolândia - São Paulo - CEP 15145-000
Telefone (17) 3263-1307 | E-mail: prefeitura@mirassolandia.sp.gov.br