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Notícias / EMEF. Chrisóstimo Redígolo

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EMEF “Chrisóstimo Redigolo” Aplica Provinha Brasil MEC-2011
Mirassolândia - terça-feira,14 de junho de 2011

 

A Provinha Brasil é um instrumento de avaliação aplicado no início e no término do ano letivo, com o intuito de auxiliar professores e gestores a monitorarem os processos de desenvolvimento da alfabetização oferecida nas escolas públicas brasileiras. Os indicadores produzidos desde 1990, resultantes das aplicações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), vêm apontando déficits no ensino oferecido pelas escolas brasileiras. Tais indicadores refletem os baixos níveis de desempenho dos alunos, sendo que parcela significativa desses estudantes chega ao final do ensino fundamental com domínio insuficiente de competências essenciais que os possibilitem dar prosseguimento aos estudos. Cientes dessa realidade, o Governo Federal e os das demais esferas administrativas vêm atuando em diversas frentes para reverter esse quadro. Uma das iniciativas diz respeito à ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos de estudo, a iniciar-se aos 6 anos de idade, por meio da Lei nº. 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Tal lei tinha como intuito assegurar as todas as crianças “um tempo mais longo de convívio escolar, oportunizando mais possibilidades de aprendizagem”. Em abril nossa escola aplicou a primeira provinha nas classes de 2º Ano do Ensino Fundamental. Na provinha são avaliadas habilidades relativas á alfabetização e ao letramento inicial dos estudantes. Para constituir os níveis, foi feita uma análise da dificuldade das habilidades medidas no teste. Foram definidos 5 níveis de desempenho, assim constituídos:

Nível 01 – até 04 acertos

Nível 02 – de 05 a 09 acertos

Nível 03 - de 10 a 15 acertos

Nível 04 – de 16 a 18 acertos

Nível 05 – de 19 a 20 acertos

 

A sala do 2º Ano A, com 18 alunos, obteve média 13,0.

A sala do 2º Ano B, com 19 alunos, obteve média 15,63.

 

A média da turma é calculada somando o número de acertos de todos os alunos e dividindo o resultado pelo total de crianças que fizeram o teste. A maioria dos alunos avaliados encontra-se  nos níveis 3, 4 e 5. No nível 3, os alunos demonstram que consolidaram a capacidade de ler palavras e frases e utilizam estratégias que permitem ler pequenos textos. No nível 4, os alunos leem textos simples e são capazes de interpretá-los. No nível 5, os alunos demonstram ter alcançado o domínio do sistema de escrita e a compreensão do princípio alfabético, apresentando um excelente desempenho. Este instrumental de avaliação é de grande valia para o contínuo aperfeiçoamento da prática pedagógica e da gestão de ensino, colaborando, assim, para a melhoria da qualidade da educação em nossa escola.

 

 

 

 

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Gisela Grancieri de Souza – Diretora / Deize Mara Cecconi – Coordenadora Pedagógica
 
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