NOTÍCIAS   |   CONHEÇA MIRASSOLÂNDIA   |   GALERIA DE FOTOS   |   TELEFONES ÚTEIS   |  FALE CONOSCO  |   WEB MAIL
 
 
 
 
 

Notícias / Coordenadoria Municipal de Educação e Cultura

A- | A | A+  

Educadores da Rede Municipal de Ensino de Mirassolândia participaram do XV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação.
Mirassolândia - sexta-feira,3 de junho de 2011

 

Com base na legislação e nas normas gerais de educação, os Conselhos de Educação, tem por objetivos desenvolver o papel de articulador das demandas educacionais, participando da definição e exercendo o acompanhamento e controle social das Políticas Públicas para a educação.

Ao ser instituído, o CME (Conselho Municipal de Educação) pode decidir sobre diversas matérias, desde autorizar o funcionamento de escolas e de cursos até propor normas pedagógicas e administrativas. Além de agilizar processos e consultas, cabem aos CMEs regulamentar as questões ligadas à rede de ensino municipal, acompanhar e avaliar a política educacional, fiscalizar as ações implementadas e mobilizar a sociedade. Participar da elaboração do PME (Plano Municipal de Educação) com críticas e sugestões é uma das atribuições dos CMEs, colegiados que reúnem representantes da comunidade escolar e da sociedade civil para decidir os rumos da educação do município. Os CMEs são fundamentais para a autonomia dos sistemas municipais. A cidade que tem conselho de educação consegue dirigir os rumos do ensino em suas escolas, com muito mais eficácia. Com os diversos segmentos da comunidade nele representados, o órgão pode ser o braço direito dos gestores municipais para a melhoria da qualidade do ensino. Pensando na maior participação e autonomia do Conselho Municipal de Educação do nosso município, para tomada de decisões, conhecimento sobre os marcos legais, a política de educação no Estado de São Paulo, entre outros assuntos importantes para o Fortalecimento dos Conselhos, o nosso município esteve presente neste grande Evento, que foi representado pelos Membros do Conselho Municipal de Educação, a Presidente do Conselho Valéria Cristina Crovadore Bonizi, a vice-presidente Deize Mara Cecconi, a secretária Sandra Regina de Oliveira e pela Diretora da Escola “Chrisóstimo Redígolo”, Gisela Grancieri de Souza, pois a meta principal do congresso era atingir o maior número possível de municípios, com a presença de dirigentes, coordenadores pedagógicos, gestores e conselheiros municipais.

O Evento foi realizado na cidade de Barretos nos dias 25,26 e 27 de maio e teve como tema principal a “Educação Inclusiva”, com a presença de palestrantes renomados como:

 

Mário Sérgio Cortella (Filósofo, Mestre e Doutor em Educação e Professor da PUC-SP).

 

Patrícia Rosalen (Secretária de Educação de Rio Claro)

 

Maria Alice Duarte Pereira (Especialista em Educação Inclusiva no Pólo de Barretos-MEC)

 

Maria Dolores Fortes Alves (Pesquisadora da PUC- SP- ECOTRAND- CNPq)

 

Maria Alice de Paula Santos (Especialista de Educação de Jovens e Adultos – Compromisso Analfabetismo Zero).

 

Lais Vanessa C. Figueiredo Lopes (Membro do Conselho Nacional dos Direitos das pessoas com Deficiências – OAB)

 

Terezinha Maia Martincowski. (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) que falou sobre a Formação Docente e a Educação Inclusiva)

 

Também participaram do Evento os consultores:

 

Artur Costa Neto (Vice-Presidente da UNCME)

 

Iara Bernardi (Mestranda na UFSCAR – Sorocaba, representante do MEC 2007-2010)

 

José Adinan Ortolan (Mestre em política e gestão da Educação)

 

Houve também relatos de experiências inclusivas e vídeos de trabalhos desenvolvidos no município de Barretos. Várias apresentações culturais com alunos da rede municipal de Barretos , inclusive alunos com necessidades especiais que emocionaram a todos, pois tiveram a oportunidade de presenciar como crianças e jovens com necessidades especiais desenvolvem muito bem suas habilidades e como a Inclusão vem acontecendo e mobilizando cada vez mais os educadores do nosso país. Este encontro foi de suma importância para nossa equipe de gestores da educação de Mirassolândia.

 

Confira as fotos

 

Sandra Regina Boschesi de Giuli – Coordenadora Municipal de Educação e Cultura.
 
Voltar          Imprimir

 
 
Nota Fiscal Eletrônica Decreto da NFS-e


Copyright © Prefeitura Municipal de Mirassolândia - Todos os direitos reservados.

Rua Antonio Batista Rodrigues, 364 - Centro - Mirassolândia - São Paulo - CEP 15145-000
Telefone (17) 3263-1307 | E-mail: prefeitura@mirassolandia.sp.gov.br