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Notícias / Coordenadoria Municipal de Educação e Cultura

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Coordenadoria Municipal de Educação e Cultura de Mirassolândia.
Mirassolândia - quinta-feira,24 de março de 2011
Profª Marley Coordenadora da Educação, Sandra Formadora CENPEC, Cristiana Profª Maria Helena e Gisela, diretora de escola

Mais uma vez, a Coordenadoria Municipal de Educação e Cultura e o município de Mirassolândia fizeram parceria com a Fundação Volkswagen e o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) para a realização de mais um curso de formação. Depois do Projeto Brincar (2009), Projeto Entre na Roda (2010), ambos direcionados à Educação Infantil, chegou a vez, em 2011, do Projeto Estudar Pra Valer! , voltado ao Ensino fundamental do 1º ao 5º Ano. O projeto terá a duração de 02 (dois) anos, em que educadores da Rede Municipal de Ensino serão capacitados no CENPEC, em São Paulo, sendo multiplicadores para o restante dos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Serão oito encontros de formação em 2011, sendo que o primeiro já aconteceu em 18 de março e, em 2012, serão outros oito encontros. A cada ano de duração do projeto, as escolas do município receberão uma visita dos profissionais do CENPEC, para acompanhamento do desenvolvimento do Projeto na Rede. Participam da formação, em São Paulo, as professoras Marley Aparecida Monteiro e Maria Helena Rodrigues Rogério, a diretora da EMEF. “Chrisóstimo Redígolo”, Gisela Grancieri de Souza e a Coordenadora Municipal de Educação, Sandra Regina Boschesi de Giuli.

 

O Projeto Estudar Pra Valer.

Consiste na formação de professores do Ensino Fundamental, gestores das escolas e do órgão central das redes públicas de ensino, como forma de propiciar o efetivo aprendizado da leitura e da escrita a todos os alunos em todas as áreas do conhecimento. As práticas do projeto enfatizam o desenvolvimento das capacidades de oralidade, leitura e produção de textos, como processos fundamentais para a melhoria da aprendizagem dos alunos. Em vez de exercícios mecânicos, os alunos leem e produzem textos com finalidades específicas, que ressaltam a função social da língua. O Projeto propõe, também, a articulação entre os espaços educativos da escola e os da comunidade, a valorização da cultura  dos alunos e a integração dos conhecimentos historicamente sistematizados com os saberes locais.

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