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EMEF. Antoônio Banhato - Bairro Nova Macaúbas

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PROPOSTA PEDAGÓGICA 2011

A Escola Municipal de Ensino Fundamental “ANTONIO BANHATO”, de Mirassolândia, oferece o Ensino Fundamental de 09 anos, em turno diurno, nos períodos da manhã, das 07 às 12 horas,  com carga horária de 1000 horas anuais e 200 dias letivos, e um turno noturno E.J.A. Educação de Jovens e Adultos, das 19 às 23 horas, com carga horária de 800 horas anuais e 200 dias letivos.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA

A EMEF. “ANTONIO BANHATO”, através da Coordenadoria Municipal de Educação, adota material didático apostilado do Sistema de Ensino “Dom Bosco”, que é baseado em três perspectivas teórico-metodológicas: interacionismo, interdisciplinaridade e pensamento complexo.

São objetivos da escola:

# elevar sistematicamente a qualidade de ensino dos educandos;

# possibilitar o aprendizado do exercício dos direitos e dos deveres;

# promover a integração escola-comunidade;

# assegurar a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, oferecendo possibilidades objetivas de aprendizagem a todos;

# reconhecer e valorizar a identidade, a história e cultura dos afro-brasileiros, tendo por finalidade maior o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania. 

Dessa forma, baseia-se nos princípios de liberdade, nos ideais de solidariedade humana e na busca da identidade.

A educação é uma prática social que contribui diretamente para o processo de construção histórica das pessoas, cujo sentido maior é a aprendizagem. O conhecimento deve se apresentar como processo, desde a infância, onde a criança é um ser em formação, passando pela adolescência/juventude, fase intermediária fundamental no processo, para chegar à vida adulta, ápice da construção e ampliação do saber para a efetiva emancipação humana, onde o homem, indivíduo concreto, histórico, é inserido no contexto das relações sociais. 

Assim sendo, a escola visa formar cidadãos com conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para  o exercício consciente, comprometido e pleno da cidadania, englobando a participação no mundo do trabalho e uso dos bens culturais disponíveis. 

Evidencia-se, nesta proposta, a concepção de que as aprendizagens são constituídas na interação, nas ações subjetivas dos vários participantes do contexto escolar. O aluno é o ponto de partida e de chegada na determinação dos planos de ação e avaliação. 

Percebe-se, assim, uma tendência construtivista, onde o aluno é o sujeito na construção do conhecimento. Adota-se o regime de progressão continuada, conforme previsto na LDB e Deliberação CEE  nº 09/97. 

A escola considera o currículo em seu conceito atual, que envolve currículo formal, currículo em ação – o que realmente acontece na sala de aula e em toda a escola – e currículo oculto, aquilo que tanto os alunos quanto os professores trazem, carregados de sentidos próprios que criam as formas de relacionamento e convivência em sala de aula. 

A avaliação constitui um dos elementos para a reflexão e transformação da prática escolar e tem como princípios o aprimoramento da qualidade de ensino. Permite o acompanhamento sistemático e contínuo do ensino e da aprendizagem, de acordo com os objetivos e metas propostos, com a prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do processo sobre os de eventuais provas finais.

Metas principais:

1ª META – Despertar na família a importância dos valores culturais e sociais na escola.

1 ª Ação:

 

Estreitamento na relação família X escola e parcerias com instituições (Conselho Tutelar, Assistência Social; Promotoria da Infância e Juventude, lideres religiosos, profissionais especializados em propiciar melhorias no suporte pedagógico), para um melhor desenvolvimento ensino aprendizagem, tais como: Psicólogo, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, etc..., através de palestras, reuniões, eventos comemorativos, orientações aos pais pela direção, coordenação e corpo docente).

 

2ª Ação:

 

Valorização e motivação do seio familiar (Mensagens de incentivo enviadas quinzenalmente aos pais).

Reunião bimestral de pais com mensagens reflexivas.

 

 

 

2ª META – Redução do índice de alunos com defasagem de conteúdos.

Ações:

 

 

Redução dos índices de faltas, com acompanhamento da escola e Conselho Tutelar e orientação aos pais;

Atividades extra-classe, avaliada pelos pais;

Trabalho em rede com a Saúde, Assistência Social, Conselho Tutelar e Família, para um bom desenvolvimento pedagógico;

Proporcionar aulas de reforço escolar em período diverso;

Acompanhamento diferenciado pelos professores em sala de aula, com atividades diferenciadas e desafiadoras.

Estímulo e orientação aos alunos sobre a importância dos deveres extra-classe;

Valorizar o conhecimento prévio do aluno, propiciando um ambiente acolhedor à aprendizagem.

Existem projetos contemplados na proposta, como por exemplo:

- S.O.S. NATUREZA – 1º, 3º, 4º e 5º Ano.

Objetivo:

# Despertar o aluno para a importância de preservar a natureza.

- DIGA NÃO ÀS DIFERENÇAS– 1º, 3º, 4º e 5º Ano.

Objetivos:

# Socializar, conscientizar os educandos do seus valores culturais.

- TEATRO NA ESCOLA – 1º, 3º, 4º e 5º Ano.

Objetivos:

# Socializar as crianças trabalhando a expressão corporal desenvolvendo habilidades, resgatar e valorizar valores culturais.

- INTEGRANDO A FAMÍLIA NA ESCOLA – 1º, 3º, 4º e 5º Ano.

Objetivo:

# Conscientizar os pais e educandos da importância do papel que a escola desempenha na sociedade.

- CARAVANA DA LEITURA – 1º, 3º, 4º e 5º Ano.

Objetivos: 

# Ampliar o repertório literário

# Estimular o educando à prática da leitura, despertando assim, a imaginação, criatividade e a fantasia;

# Formar leitores autônomos, críticos e reflexivos.

# Valorizar a sua importância.

- ESTUDAR PRA VALER – 1º, 3º, 4º e 5º Ano.

Objetivos:

# Envolver os alunos no mundo da escrita, despertando o desejo de aprender a ler e a escrever, criando situações em que possam dessa ferramenta tão importante em nossa sociedade.

Assistente de Diretor de Escola

Maria José Rodrigues Boschesi

COORDENADORA PEDAGÓGICA: 

 

Deize Mara Cecconi

PROFESSORAS: 

1º ANO “A” – Rozangela de Souza Boschesi

 

3º ANO “A” – Gislaine Cristina Garbi

 

4º ANO “A” – Ivanilde Maria dos Santos Almeida Brito

 

5º ANO “A” – Marley Aparecida Monteiro 

Professora de Educação Física:

 Iara Nascimento da Silva 

APOIO ESCOLAR: 

 

Almeri Almeida da Cruz

 

José Antonio Rossi 

 

Jesuína Maria Ramos

 

 

 
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